Crack, uso e conseqüências

O crack é uma mistura de cloridrato de cocaína (cocaína em pó), bicarbonato de sódio ou amónia e água destilada, que resulta em pequeninos grãos, fumados em cachimbos ( improvisados ou não). É mais barato que a cocaína mas, como seu efeito dura muito pouco, acaba sendo usado em maiores quantidades, o que torna o vício muito caro, pois seu consumo passa a ser maior.
Estimulante seis vezes mais potente que a cocaína, o crack provoca dependência física e leva à morte por sua acção fulminante sobre o sistema nervoso central e cardíaco.
"O crack prejudica o desenvolvimento fetal por alterar a saúde física da mãe, e por passar à corrente sanguínea do bebê. Isso pode causar diminuição do fluxo de oxigênio para o feto, e baixo peso ao nascer, com graves danos ao sistema nervoso central e alterações nos neurotransmissores cerebrais. Também há maior risco de aborto espontâneo, hemorragias na mãe e no bebê, e trabalho de parto prematuro, além de diversas malformações físicas e dificuldades na amamentação."
O crack também pode elevar a temperatura do corpo, causando acidente vascular cerebral irreversíveis aumentando os riscos de um derrame cerebral ou de um infarto.
O crack destruí os neurônios e memória do dependente e provoca a degeneração dos músculos do corpo tornando o indivíduo numa verdadeira forma de esqueleto: ossos da face salientes, braços e pernas finos e costelas aparentes.

O usuário não sente fome quando estão sob o efeito narcótico do crack além de ficar muito tempo sem vontade de dormir prejudicando totalmente o organismo humano, pois de acorde com a ciências temos que repousar no mínimo 8 horas nosso organismo.
Ao contrário das outras drogas, o crack pode viciar a pessoa mesmo na primeira vez.
O crack torna a pessoa extremamente violente e agressividade.
Por tornar tão dependente da droga, os dependendes vendem tudo o que tem em casa apenas para poder comprar a droga e saciar sua sede de vontade, muitos até se prostituem idependente se é homem ou mulher apenas para sustentar o vício.
Não é a pessoa que escolhe, é o efeito da droga que deixa a pessoa alucinada e dependente de tal, não adianta dizer que se você fumar crack você não vai fazer nada disso, a partir do momento que você fuma você não tem escolhas, a propria droga faz voce fazer isso que atém nem percebe, e ai? Vale a pena perder sua vida por um minuto?
Além de tudo isso, o crack pode causar neurofilexia e doenças reumáticas, podendo levar o indivíduo a morte.
apesar do efeito do crack ser mais intenso, ele passa mais depressa, o que leva ao uso compulsivo de várias pedras por dia.
Sobre o tratamento, a maioria começam e param.
"A recuperação não é impossível, mas depende de muitos fatores, como o apoio familiar, da comunidade e a persistência da pessoa (vontade de mudar). Além disso, quanto antes procurada a ajuda, mais provável o sucesso no tratamento. Segundo o médico psiquiatra Marcelo Ribeiro de Araújo, "Faz-se necessário a constituição de equipe interdisciplinar experiente e capacitada, capaz de lhes oferecer um atendimento intensivo e adequado às particularidades de cada um deles, contemplando suas reais necessidades de cuidados médicos gerais, de apoio psicológico e familiar, bem como de reinserção social." "
"Diferentemente do que se poderia imaginar, porém, não são as complicações de saúde pelo uso crônico da droga, mas sim os homicídios, que constituem a primeira causa de morte entre os usuários, resultantes de brigas em geral, ações policiais e punições de traficantes pelo não-pagamento de dívidas contraídas nesse comércio. Outra causa importante são as doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV por exemplo, por conta do comportamento promíscuo que a droga gera. O modo de vida do usuário, enfim, o expõe à vitimização, muitas vezes e infelizmente levando-o a um fim trágico."
De acordo com as pesquisas da Confederação Nacional de Municípios, amplamente divulgada,  o crack é consumido em 98% das cidades brasileiras.
"O crack leva 15 segundos para chegar ao cérebro e já começa a produzir seus efeitos: forte aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremor muscular e excitação acentuada, sensações de aparente bem-estar, aumento da capacidade física e mental, indiferença à dor e ao cansaço. Mas, se os prazeres físicos e psíquicos chegam rápido com uma pedra de crack, os sintomas da síndrome de abstinência também não demoram a chegar.  Em 15 minutos, surge de novo a necessidade de inalar a fumaça de outra pedra, caso contrário chegarão inevitavelmente o desgaste físico, a prostração e a depressão profunda.
Estudiosos como o farmacologista Dr. F. Varella de Carvalho asseguram que "todo usuário de crack é um candidato à morte", porque ele pode provocar lesões cerebrais irreversíveis por causa de sua concentração no sistema nervoso central."
Consumo maior de crack faz crescer os internamentos: “Esse indicador é altamente preocupante. Os usuários dessa droga precisam muito de internamento, pois ficam muito transtornados”, “É muito difícil segurar essas pessoas em um hospital. Nos Caps (Centros de Atendimento Psicossocial, mantidos pela prefeitura) fica inviável.” “Nenhum internamento em dependência química resolve. Ele possibilita que o paciente tenha melhores condições para continuar com o tratamento posteriormente.”,  diz o diretor do Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz, Dagoberto Requião.

Ler também:

0 comentários:

Postar um comentário

Eutanásia